Notícias

13/10/2022 10:35
Geral
Atualização 13/10/2022 10:36
Outubro Rosa: o papel do diagnóstico precoce para alcançar a cura Geral

Outubro Rosa: o papel do diagnóstico precoce para alcançar a cura

Estamos no Outubro Rosa, campanha que surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e que desembarcou no Brasil em 2002, para conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A partir de 2011, a campanha passou a incluir a prevenção sobre o câncer de colo de útero.

O tumor maligno nas mamas é o que mais mata mulheres no país e, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a mortalidade pela doença se mantém estável no Brasil desde 2008. Na avaliação de especialistas, isso se deve pela dificuldade de acesso ao diagnóstico e tratamento, que faz com que menos de 20% das mulheres realizem as mamografias no tempo certo.

“O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para o sucesso do tratamento e, consequentemente, a cura de pacientes detectados com essa doença”, explica a secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fernanda Lopes, com base em dados do Instituto Oncoguia. Levantamentos da entidade apontam que o diagnóstico, logo no início do desenvolvimento do tumor, aumenta em 95% as chances de cura. “Por isso que a Contraf-CUT apoia a campanha para encorajar mulheres a realizar seus exames preventivos”, completa.

Queda no orçamento

Em pleno Outubro Rosa, o Governo Federal anunciou corte de 45% nos recursos destinados para tratamento e combate ao câncer, passando de R$ 175 milhões para R$ 97 milhões. O montante retirado da área da Saúde foi direcionado para reforçar as emendas do orçamento secreto, que sai do Planalto para deputados e senadores e chega a R$ 19,4 bilhões.

“Esse é um grande retrocesso e que, mais uma vez, atinge diretamente as mulheres, quando observamos anos anteriores. Entre 2005 e 2014, o Estado criou a Política Nacional de Atenção Oncológica e os investimentos para a prevenção de câncer e de colo de útero e mama, no período, foram de R$ 4,5 bilhões”, pontua Fernanda Lopes.

Fonte: Contraf Cut

Compartilhe:

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Clique em "Minhas opções" para gerenciar suas preferências de cookies.

Quem pode usar seus cookies?

×

Cookies necessários

São essenciais pois garantem o funcionamento correto do próprio sistema de gestão de cookies e de áreas de acesso restrito do site. Esse é o nível mais básico e não pode ser desativado.
Exemplos: acesso restrito a clientes e gestão de cookies.

Cookies para uma melhor experiência (2)

São utilizados para dimensionar o volume de acessos que temos, para que possamos avaliar o funcionamento do site e de sua navegação e para oferecer a você melhores produtos e serviços.
Exemplos: Google Tag Manager, Pixel do Facebook, Google Ads, Google Analytics.mais detalhes ›

Shareaholic

Google Analytics - Estatística Básica